O Festival das Sopas é um evento tradicional que acontece no mês de Julho, no município de Augusto Pestana, e reúne sete entidades do município na elaboração das sopas, que exaltam a cultura italiana, onde foram os primeiros imigrantes que trouxeram o prato para o Rio Grande do Sul. No município de Augusto Pestana, o prato culinário também é servido na cultura alemã portuguesa e em outras etnias.
O Prefeito de Augusto Pestana, sr. Darci Sallet, recebeu na sexta-feira, 14/07, Prefeitos e Primeiras Damas da região da AMUPLAM e também a Interlocutora Regional da Rota ACS, Rita Nicoletti, que junto com o público presente, prestigiaram o evento.
Neste ano, um dos sete sabores, foi a Sopa de Leite, servida em homenagem aos produtores de leite do município, já que o mesmo ocupa a posição de destaque de Segundo Maior Produtor de Leite do Rio Grande do Sul. Na noite também houve a apresentação oficial da nova corte das soberanas do município e seus trajes de gala (com cores que homenageiam a bandeira municipal e exaltam a mulher Pestanense) e ainda o público prestigiou e se encantou com apresentação de Egon Lenger (Elvis Cover), que cantou em italiano e alemão.
Nesta edição, os sabores servidos foram:
Sopa de Feijão – do CTG Porteira do Cadeado;
Sopa de Batatinha – do Lions Clube;
Sopa de Salame – da Casa Colonial;
Sopa de Kendall – do Centro Cultural 25 de Julho;
Sopa de Cabotiá – do Grupo Alemão Lustige Juged;
Sopa de Capeletti – da Etnia Italiana;
Sopa de Leite – do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que foi uma homenagem aos produtores de leite do município.
Além de agradar o paladar, o evento é uma experiência de imersão cultural para quem participa.